Notícias

O que é que São Paulo tem?

O que é que São Paulo tem?

470x200-paulist-masp_caio-pimenta

A selva de pedra é cinza e nunca dorme. O que acontece no cruzamento da Ipiranga com a Avenida São João? Ninguém sabe, porque o cenário muda todos os dias. Qual é o principal programa para esse final de semana? Qual é a moda da vez? O show que reunirá os jovens essa noite, de quem é? A habilidade de transformação paulistana é impressionante, e isso engloba o cenário físico, arquitetônico e os seus moradores. Essa é uma característica encontrada em poucas metrópoles no mundo, então, se você tiver a oportunidade de conhecer a cidade, aproveite. Não fique trancafiado no seu hotel perto do aeroporto de Guarulhos, porque as únicas coisas que passarão por você serão velozes aviões.

A partir dos anos 80, algumas cidades latino-americanas passaram por grandes mudanças em seu processo produtivo, resultando em alterações no seu espaço urbano. Essas mudanças, que visavam a independência econômica, não atingida com totalidade até os dias atuais, trouxeram diversos imigrantes às cidades, que acrescentaram toques internacionais aos locais. Experimente passar pelo bairro da Liberdade para sentir-se em um verdadeiro pedaço do oriente. A colônia japonesa instalada por lá fez questão de deixar marcas que se tornaram sinônimo da heterogeneidade paulistana. Embora o cenário viva se alterando, ele segue muitas tendências vindas do outro lado do continente.

Paulistanos

Sem perceber, o paulistano também adquiriu características únicas. Além do sotaque, negado com firmeza pelos moradores, a maioria é bastante ansioso. Quem vive em São Paulo trabalha ou estuda, mas sempre arruma tempo para ir à academia e sair com os amigos. Além disso, o paulistano é extremamente amigável.

Quando o expediente acaba, o cenário caótico se transforma: no horizonte, pode-se observar um pôr do sol laranja e lindo. Os tons recobrem os arranha-céus e todos param para observar o que mais parece uma inusitada pintura. É quase que um pedido de desculpas da cidade para quem teve um dia atribulado.

Embora alguns não consigam assumir o seu amor por ela, é inegável que a cidade tem algo mágico. Dormindo no melhor hotel de São Paulo ou em um bairro do subúrbio, encarando os lotados vagões do metrô ou o congestionamento das vias locais, almoçando na Avenida Paulista ou em uma humilde barraca de cachorro-quente, você saberá que está em São Paulo, e só se você estiver lá, saberá qual é a sensação de estar. Ficou com vontade de conhecer a cidade? Aproveite as suas próximas férias e venha conhecer o que São Paulo e seus habitantes tem de melhor!