Opções de hotéis e restaurantes para todos os gostos e bolsos também estão disponíveis por todas as regiões do município, inclusive em praias mais afastadas. Se você procura sossego e relaxar tomando uma boa água de coco e se refrescando em águas tão verdes que parecem não ser reais, a melhor escolha é são as praias mais reservadas como Prumirim e Almada. O lado sul do litoral, possuí mais praias com quiosques que lotam aos finais de semana. Praia é o que não falta Ubatuba possui mais de 100 praias distribuídas pelo seu litoral, entre as mais conhecidas estão: Maranduba, Toninhas, Itamambuca, Itaguá, Lázaro, Vermelha, Grande, Enseada, Perequê e Saco da Ribeira.
A cidade não se restringe ao litoral e suas quedas d’água, locais como Projeto Tamar e o Aquário de Ubatuba também são muito visitados. Por ser bem movimentada a cidade oferece uma estrutura completa para os turistas, com restaurantes que vão desde os mais típicos das cidades litorâneas, como frutos do mar, até o melhor da comida contemporânea e internacional.
O que fazer em Ubatuba
A Ilha do Anchieta foi transformada em parque estadual e é um dos pontos chaves a uma viagem em Ubatuba. Considerada um dos melhores pontos de mergulho de São Paulo o local está sempre movimentado com passeios de escuna. A ilha também oferece praias, trilhas e até ruínas de um presídio antigo.
Itamambuca
A praia mais famosa entre os surfistas que visitam a região contém belas ondas. A praia fica bem movimentada no mês de julho, quando sedia diversos campeonatos nacionais e internacionais.
Praia da Almada
Com mar calmo e bem pequena, a praia é coberta por de vegetação e é o local ideal para quem procura privacidade. Uma trilha de 40 minutos leva a outra praia conhecida como Brava da Almada, com ondas mais fortes.
Praia do Cedro
Entre as mais belas de Ubatuba. O mar calmo, com tons de azul e verde, forma várias piscinas naturais. Selvagem e primitiva, a praia se mantém preservada (e vazia) por causa da dificuldade de acesso (40 minutos de trilha a partir da Praia da Fortaleza ou uma hora a partir da Praia Grande do Bonete).
Projeto Tamar
Visitas monitoradas levam a tanques repletos de tartarugas marinhas, tornando o programa imperdível para quem viaja com os pequenos. A base do projeto tem quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas do litoral do país, que podem ser vistas lá: cabeçuda, oliva, verde e de pente.