Notícias

Recall Renault Master Minibus

Solicitação de Recall da Renault Master Minibus

Recall da Renault master Minibus,tem sido o assunto do momento no meio dos proprietários do utilitário Renault Master Minibus então, conheça um pouco mais sobre esse assunto:

“É um chamamento público feito por um fabricante em razão do defeito de um produto para evitar qualquer forma de acidente do consumidor”, explica Andrea.

“A partir do momento em que a fabricante é responsabilizada pelo defeito, não pode haver cobrança pelo reparo”. De acordo com Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da JATO Dynamics do Brasil, existem três tipos.

“O mais simples é aquele em que a fábrica aciona as revendas da rede para realizar reparos sem conhecimento do proprietário, opção cada vez mais rara.

Neste caso, a troca de peças ocorre quando o veículo é deixado na revenda para executar algum conserto. Outra forma é quando o proprietário é convocado diretamente por correspondência. Por fim, há o recall público, quando o assunto envolve componentes de segurança do veículo”.

A notificação dos fabricantes deve ser amplamente divulgada nos meios de comunicação, como emissoras de rádio, televisão, jornais e revistas para alertar o maior número de consumidores possível.

As informações devem ser claras e precisas quanto ao objetivo do recall, descrição do defeito e riscos, além das medidas preventivas e corretivas que o consumidor deve tomar.

Videos dos Protestos

Conheça os direitos do consumidor

O direito à informação e o direito à segurança são um dos direitos básicos dos consumidores, previsto nos termos da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).
Desta forma, o Recall, ou chamamento, é o procedimento gratuito pelo qual o fornecedor informa o público e/ou eventualmente o convoca para sanar os defeitos encontrados em produtos vendidos ou serviços prestados.
O objetivo essencial do Recall é proteger e preservar a vida, a saúde, a integridade e a segurança do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais.
Qualquer prejuízo físico ou moral em virtude do defeito apresentado no produto/serviço é de inteira responsabilidade do fornecedor. Assim, a prevenção e a reparação dos danos estão intimamente ligadas, na medida em que o Recall deve sanar qualquer defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do consumidor.
O recall visa ainda a retirada do mercado, reparação do defeito ou a rerecompra de produtos ou serviços defeituosos pelo fornecedor.
Quando um produto ou serviço for considerado defeituoso, de acordo com a lei de consumo brasileira, o fornecedor deve confirmar o defeito e, imediatamente, apresentar todas as informações necessárias acerca dos problemas identificados.

É muito importante que o consumidor atenda a esses chamamentos, sendo o Recall a garantia de sua própria segurança.

Não havendo retorno dos consumidores ao chamamento do fornecedor em número adequado e compatível com o objetivo proposto, cabe ao fornecedor adotar novo Recall, além de buscar outras formas que possam efetivamente alcançar os consumidores.
No Brasil, o instituto do recall está previsto no Código de Defesa do Consumidor, Lei 8078/90, que define em seu artigo 10, § 1º:
    Artigo 10 – O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
     § 1º – O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.
    § 2º – Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.
    § 3º – Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito.

 

Informações

Para informações adicionais consulte:
Rede de Concessionárias RENAULT
0800 055 5615
www.renault.com.br.